Ao longo dos anos, os serviços de streaming foram ficando cada mais acessíveis a detentores de direitos de transmissão ou proprietários de conteúdo. Em outras palavras, com o acesso a tecnologias, ficou mais fácil criar o próprio streaming e transmitir seus próprios eventos esportivos.
Muitas empresas de tecnologia passaram a oferecer soluções e plataformas de streaming para que proprietários de conteúdo (eventos, aulas, filmes), pudessem disponibilizar seu próprio conteúdo online. Com isso, passou a ser possível “eliminar” o intermediário e chegar direto ao público final.
Embora não seja fácil e requeira muito planejamento e estratégia, uma vez que não basta ser proprietário dos direitos, mas também é necessário fazer uma boa transmissão e grande estratégia de divulgação, o que pode comprometer o resultado final, graças a parcerias, algumas empresas começaram encarar esses desafios.
No Campeonato Paulista, por exemplo, que por anos acompanhamos pela TV Globo, agora podemos assistir às partidas pelo Paulistão Play, novidade da FPF – Federação Paulista de Futebol, que permite ao torcedor assistir a diversos jogos, pela “bagatela” de R$ 19,90 mensais ou R$ 49,90 por campeonato.
Embora a Record TV seja a emissora de TV Aberta oficial do Paulistão 2024, serviços de streaming como Cazé TV e TNT Sports (HBO Max) também transmitem partidas importantes; algumas exclusivas, e ganham cada vez mais destaque.