Destaque: Assine a Brasil Paralelo e garanta condições especiais

Destaque: Assine a Brasil Paralelo e garanta condições especiais

Max

Max Brasil: qual a estratégia de branding da marca?

Neste 27 de fevereiro de 2023, muitas pessoas começaram a ficar curiosas com o lançamento do novo serviço de Streaming da WB/Discovery (antigo HBO Max), agora também chamado de “max“. Por outro lado, também é comum encontrar pessoas em dúvida sobre qual a estratégia de branding do referido serviço de vídeo online, uma vez que existem diversas empresas que levam o nome de “max“. Como isso é possível?

A WB Discovery (antigo HBO Go, posteriormente HBO Max) acertou em sua estratégia de branding?

Ao que tudo indica, nos parece que não. Isto porque é comum encontrar outras empresas, com marca registrada, que também levam o nome de Max, é o caso, da nossa empresa de mídia, por exemplo. Portanto, a estratégia precisa começar a partir de uma separação.

Diferente do que acontece com o Grupo Globo no Brasil que, por exemplo, é detentor de marcas como TV Globo, Rádio Globo, Globo.com, Globoplay, dentre outras, o atual serviço da WB Discovery está limitado ao serviço de streaming e acaba encontrando empresas de mídia, que também levam este nome ou uma combinação que remete ao termo.

É o caso da Rádio Max 95.9, com marca registrada no Brasil, do serviço de notícias americano NEWSMAX ou mesmo o site de notícias regional brasileiro, o MÍDIAMAX.

Não é só com o termo “Max” que acontece este “conflito”. É possível observar, por exemplo, a marca registrada NET (serviço de TV por assinatura, atualmente pertencente à Claro) e a NETFLIX, o que, em tese, caso o serviço de TV por assinatura na época implementasse streaming de mesmo nome (NET), poderia debater um certo tipo de conflito, ainda que mínimo.

Especialistas apontam que a WB/Discovery (HBO) pode ter errado ao escolher um nome um tanto quanto “genérico”, possibilitando a coexistência de marcas com mesmo nome ou muito parecido.

Também é curioso o caso do Canal FOX e da Fox News (EUA), que, após uma venda, conviveram mutuamente, porém com donos diferentes, até a decisão da Disney de mudança de nome do Canal FOX para “Star”.

Porém, entre todos os casos, o que mais salta aos olhos é justamente o nosso. Nosso serviço de mídia, de nome Max, possui diversas marcas registradas junto ao INPI, como, por exemplo: Max TV, Canal Max, Maxplay, além de ter escolhido, como domínio principal da empresa, o maxbrasil.com.br, mesmo nome que a empresa pertencente à WB/Discovery, o que, não fossem algumas particularidades do caso, causaria certa confusão.

O que é o serviço de Streaming Max?

Enquanto o “Max” da WB/Discovery (HBO) é focado apenas em streaming, nosso Max é focado em serviços de comunicação e mídia, como notícias, informações, além de serviços de vídeo. O caso gerou processo e, atualmente, está em análise para possibilidade de coexistência entre as marcas. Mas, o histórico é curioso:

Nosso primeiro site, o canalmax.com.br, foi criado em 2007. Em 2011, a HBO entrou com pedido da marca “Max” para alguns serviços (especialmente filmes na TV por assinatura). Outros registros foram feitos pela WB/Discovery.

Nós criamos outro site em 2015, o maxplay.com.br, essencialmente focado em vídeos. E, posteriormente, outros serviços. Já a WB/Discovery, também proprietária do canal de filmes Cinemax, embora não pudesse oferecer, regulamente, serviços de “streaming”, conforme seu CNAE na Receita Federal, anunciou recentemente a mudança, pela terceira vez, do nome do seu serviço de streaming, que, após uma fusão, passa a se chamar Max, depois de ter sido HBO Max e HBO Go.

Quanto custa o Max da HBO?

Ele oferece serviços de Streaming, com preços que vão de R$ 18,90 a R$ 39,90, além de um acervo gigantesco de séries e filmes.

Mas, com relação à estratégia de branding, tudo indica que, para resolver este imbróglio, só mesmo alguma possibilidade delimitadora de coexistência, ou alguma outra solução possível.

Quem ganha com isso, é a Globo, que, além de reforçar ainda mais o poder de seu Streaming (Globoplay), possui a estratégia de branding mais completa enquanto empresa de comunicação e mídia.

COMPARTILHAR

Mais notícias