Trem São Paulo-Campinas será o mais rápido do Brasil

Trem regional da Hyundai Rotem (Kouhosei) / Divulgação

O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que conectará São Paulo a Campinas, está projetado para ser o mais veloz do Brasil. Com uma média de velocidade de 95 km/h, o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, incluindo a cidade de Jundiaí. Os veículos destinados a operar essa nova linha têm a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 140 km/h, marcando assim a inauguração do primeiro trem de média velocidade no país. O leilão para a concessão do TIC está agendado para o próximo dia 29, marcando o início de uma série de 13 concessões planejadas para São Paulo neste ano.

A velocidade significativa permitirá que o percurso entre São Paulo, partindo da estação Barra Funda, até Campinas seja completado em 64 minutos.

Com essa característica, o TIC São Paulo-Campinas ganha destaque não apenas regionalmente, mas nacionalmente. Para ilustrar, ele será quase quatro vezes mais rápido que o trem que conecta as cidades de Curitiba a Morretes, no Paraná, que realiza o trajeto a uma média de 25 km/h em cerca de quatro horas.

Esse modelo de trem intercidades já é reconhecido internacionalmente. Por exemplo, o percurso entre Londres e Birmingham, na Inglaterra, possui aproximadamente 163 quilômetros, e o trem atinge uma média de cerca de 80 km/h.

Outro trajeto europeu conhecido é o circuito Lisboa-Porto. No entanto, o TIC São Paulo-Campinas superará em velocidade, já que o trem entre essas cidades portuguesas realiza o trajeto a uma média de 72 km/h.

A concessão do TIC seguirá o modelo público-privado e integra um projeto que envolve mais de R$ 90 bilhões em investimentos em mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Cada trem terá capacidade para transportar até 860 passageiros, e a tarifa máxima foi estipulada em R$ 64 para o trem expresso que fará a ligação sem paradas entre São Paulo e Campinas.

Além do TIC São Paulo-Campinas, o estado também contará com o TIM (Trem Intermetropolitano), que conectará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros, com cinco estações previstas. O projeto também inclui a requalificação da linha 7-rubi da CPTM, entre as estações Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda. O conjunto de intervenções exigirá investimentos de R$ 13,5 bilhões, provenientes de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a empresa vencedora do leilão, com previsão de conclusão das obras dos três serviços até 2031.

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