O técnico Dorival Júnior, à frente da seleção brasileira masculina de futebol há quase dois meses, realizou nesta sexta-feira (1º) a primeira convocação de jogadores na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Dos 26 atletas anunciados, oito são estreantes, incluindo Savinho (Girona/Espanha), Wendell (Porto/Portugal), Pablo Maia (São Paulo), Andreas Pereira (Fulham/Inglaterra), João Gomes (Wolverhampton/Inglaterra), Beraldo (Paris Saint-Germain), Murilo (Palmeiras) e o goleiro Rafael (São Paulo), que, aos 34 anos, vestirá a camisa da seleção pela primeira vez.
Os primeiros compromissos da seleção serão amistosos contra a Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente, nos estádios de Wembley (Londres) e Santiago Bernabéu (Madri), na Europa. Esses jogos servirão como preparação para a Copa América, programada para iniciar em 20 de junho, nos Estados Unidos.
Dorival Júnior destacou a importância de uma mudança contínua e ponderada na equipe, respeitando a trajetória dos atletas ao longo dos anos. Ele ressaltou a observação cuidadosa dos jovens provenientes das seleções nacionais e das equipes que disputam os campeonatos nacionais.
O treinador, ao anunciar os convocados, mencionou apenas sete jogadores do cenário nacional, incluindo Rafael, Pablo Maia, Murilo, Ayrton Lucas (Flamengo), André (Fluminense) e Endrick (Palmeiras). Dorival Júnior enfatizou que a lista é inicial, sujeita a alterações, e que o desempenho dos jogadores continuará a ser monitorado.
Lucas Paquetá (West Ham/Inglaterra) está de volta à seleção, após uma ausência desde junho. Sua convocação em agosto passado foi cancelada devido a uma investigação sobre manipulação de apostas esportivas na Grã-Bretanha. Dorival Júnior esclareceu que Paquetá está apto para jogar normalmente, sem punições ou acusações pendentes.
O atacante Richarlison (Tottenham/Inglaterra) foi incluído na lista, apesar de uma lesão no joelho ocorrida no mesmo dia. A previsão é que ele fique afastado dos gramados por até três semanas. O departamento médico do clube britânico foi consultado pela CBF antes de manter o nome de Richarlison na convocação.
Segue abaixo a lista completa dos convocados:
GOLEIROS:
Bento (Athletico-PR)
Ederson (Manchester City/ING)
Rafael (São Paulo)
LATERAIS:
Danilo (Juventus/ITA)
Yan Couto (Girona/ESP)
Ayrton Lucas (Flamengo)
Wendell (Porto)
ZAGUEIROS:
Beraldo (PSG/FRA)
Gabriel Magalhães (Arsenal/ING)
Marquinhos (PSG/FRA)
Murilo (Palmeiras)
MEIO-CAMPISTAS:
André (Fluminense)
Andreas Pereira (Fulham/ING)
Casemiro (Manchester United/ING)
João Gomes (Wolverhampton/ING)
Bruno Guimarães (Newcastle/ING)
Douglas Luiz (Aston Villa/ING)
Lucas Paquetá (West Ham/ING)
Pablo Maia (São Paulo)
ATACANTES:
Endrick (Palmeiras)
Rodrygo (Real Madrid/ESP)
Gabriel Martinelli (Arsenal/ING)
Raphinha (Barcelona/ESP)
Richarlison (Tottenham/ING)
Savinho (Girona/ESP)
Vinicius Junior (Real Madrid/ESP)